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Por: Wladi Ferreira em 02/10/2017

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O email marketing é importante em estratégias digitais? Conheça 5 bons motivos para acreditar que é essencial.

Muitos gestores e empreendedores têm uma visão equivocada sobre a aplicação do email marketing em suas estratégias de negócios. Talvez porque sofreram com listas de Spam, talvez porque usaram a ferramenta de maneira empírica, por desconhecimento das melhores práticas. Esse artigo pode ajudar a todos a entender a relevância do email marketing como poderoso instrumento de atração de clientes e conversão.


Há mais de 45 anos, Raymond Tomlinson enviou o primeiro email da história, uma mensagem de texto em letras maiúsculas para outros usuários conectados à ARPANET – a rede conhecida como a mãe da internet. Ray criou ainda o formato [email protected]ínio, sendo que o @ significa at, ou seja, “pessoa está em tal domínio”.

Curiosidades à parte, de lá para cá, com a célere evolução das tecnologias e metodologias, o email tornou-se uma espécie de identidade digital de usuários da web e um dos principais canais de comunicação pessoal e empresarial. Ao ganhar sobrenome, o email marketing acabou assumindo um papel de alta relevância no marketing digital e, consequentemente, na estratégia de negócios de incontáveis empresas por todo o mundo.

Números nada desprezíveis
Quem acha que o email marketing vem perdendo força, está equivocado. Ao contrário, o número de transações cresce a cada ano. Segundo fontes especializadas, atualmente cerca de 2,5 bilhões de pessoas utilizam o email, com previsão de crescimento para 2,8 bilhões usuários nos próximos 2 anos. Em todo o mundo circulam aproximadamente 196 bilhões de emails diariamente. Evidentemente, nem todos podem ser caracterizados como email marketing.

O importante é que o email continua sendo uma das estratégias de marketing digital que apresenta melhor custo/benefício na aquisição de clientes, quando seguido um planejamento orientado por melhores práticas.

 

Uma forma pessoal e eficaz para atingir seu público

O email marketing pode ser direcionado de acordo com o perfil e as ações de clientes, de modo que a mensagem vá de encontro com seu interesse. Por email, é possível comunicar os mais variados assuntos, como lançamento ou apresentação de produtos e serviços, ofertas e promoções, temas institucionais, feedbacks por meio de pesquisas, e muito mais. Por isso, o email marketing é uma ferramenta que não deve ser ignorada, pois bons motivos não faltam.

 Baixo custo, economia significativa

Além de ser relativamente mais fácil de fazer e com menor custo de produção, o email marketing atinge instantaneamente um grande número de pessoas, com um valor muito baixo por mensagem enviada.

No caso de criação e entrega de impressos pelos meios tradicionais, a criação, impressão e postagem geram custos muito superiores. Se substituído o email por anúncio impresso, os custos podem ser ainda maiores.

A ferramenta ainda agrega outros valores, quando considerado que a campanha pode direcionar a audiência para uma landing page ou site de compra, além de permitir medir o ROI em tempo real a cada campanha executada.

Customizável, a mensagem é certeira

A lista de contatos em geral deve passar primeiro por uma limpeza e segmentação, de acordo com os vários tipos de perfis de público contidos no mailing. Com isso, é possível enviar uma mensagem sob medida para cada grupo segmentado, ampliando o impacto sobre o leitor.

Quando publicado um post em uma mídia social, o público é abordado como um todo por uma mensagem genérica. Quando usado o email marketing corretamente, ele permite que as pessoas sejam abordadas até individualmente pelo nome. Com esse recurso, é possível personalizar o conteúdo de acordo com o destinatário, um cuidado que ajuda muito a aumentar a taxa de abertura.

Eficácia maior do que as mídias sociais

As mídias sociais são importantes em estratégias de marketing para interagir com públicos-alvo e fortalecer relacionamentos. Proporcionam o primeiro passo na caminhada para se atingir o objetivo maior: a conversão.

No entanto, para converter pessoas para membros, clientes ou mesmo simpatizantes, o email marketing é o instrumento mais adequado e eficiente. Estudo realizado em 2013 mostrou que a aquisição de clientes via email marketing quadruplicou nos últimos quatro anos.

Mensurável e sem dispersão

Quando utilizada uma ferramenta de envios de emails, é possível acompanhar quem abriu, quais links foram clicados, quantas pessoas se inscreveram, etc.

Com certa facilidade se obtém um raio-x do comportamento da campanha, permitindo a análise, ajustes e correções para um melhor resultado final.

Neste caso, dominar métricas de email marketing é importante para monitorar e medir se a estratégia de marketing digital está evoluindo conforme o planejado.

  Abertura e boa leitura em dispositivos móveis

Os dispositivos móveis estão a cada dia tomando mais o lugar dos desktops. Atualmente, as pessoas podem verificar sua caixa de emails em qualquer hora ou lugar, a partir de seus smartphones ou similares.

No caminho de ida e volta ao trabalho, em salas de espera, filas de caixas e em outras variadas situações, as pessoas conseguem ler, responder, encaminhar ou deletar emails.

Atualmente, cerca de 90% das pessoas usam seus dispositivos móveis para acessarem seus emails. Por isso, é de fundamental importância trabalhar o email marketing para ser aberto e (bem) lido em tela menores.

 

Conclusão

O email marketing é hoje uma das mídias de menor custo, que apresenta o melhor retorno sobre o investimento financeiro e de horas trabalhadas. Porém, é preciso saber como otimizar o uso desta ferramenta estratégica para alcançar resultados positivos.

Confira em nosso Kit gratuito como dar início aos processos de organização, montagem e envio de email marketing. Conheça ainda as diretrizes para a construção de uma base engajada e emails com melhores índices de sucesso.

 

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