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Por: p2b Comunicação e Marketing em 18/05/2018

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Agência de marketing digital ou uma equipe interna: o que é melhor?

Você não é o único com essa dúvida! Continue lendo nosso artigo, onde falamos sobre os prós e contras de cada uma dessas opções.


Se você chegou até aqui, é certo que você já entendeu a importância do marketing digital para o sucesso de sua empresa. Mas é nesse momento que bate uma dúvida: é mais vantajoso montar uma equipe interna ou contratar uma agência de marketing digital?

Não se preocupe, você não é o único que está passando por isso! Esse questionamento é natural e, para tirar as suas dúvidas, fizemos esta postagem. Aqui, falaremos sobre os prós e contras de cada uma dessas opções. Confira!

Equipe interna de marketing

Uma equipe interna de marketing, sem dúvida, está muito mais ligada à cultura organizacional da empresa, pois ela vivencia o seu cotidiano, o que permite um maior controle sobre as atividades realizadas por esse setor.

Outra vantagem de uma equipe interna é a possibilidade de executar as tarefas com mais facilidade e um pouco mais de velocidade, afinal, se uma reunião se fizer necessária, é só reunir os membros da equipe e pronto.

Contudo, existem alguns fatores que pesam contra essa prática. O primeiro deles — e o maior — é em relação ao custo de implementação. Uma equipe interna precisará de uma sala e, caso você não tenha esse espaço vago, você precisará remanejar setores para acomodá-la.

Além do espaço, você precisará de equipamentos para que todos trabalhem, ou seja, você precisará de computadores, impressoras, software etc. O principal vilão dos custos na parte de equipamentos é o computador do designer, pois não poderá ser uma máquina simples. Ela deverá suportar softwares de edição de imagens.

E por falar neles, você precisará adquirir diversos softwares de produção e ferramentas de análise para coletar e organizar as informações e resultados de cada uma de suas ações, ou seja, mais custo.

E por fim, você precisará contratar diversos profissionais devidamente capacitados para planejar, produzir e avaliar as estratégias de marketing digital. Entre eles, você precisará de um designer, um redator, um social media, um programador, um planejador e um gerente de marketing.

Cada uma dessas contratações tem um custo e, ainda, uma dificuldade de encontrar esses profissionais com experiência, afinal, você não pode deixar a comunicação de sua empresa nas mãos de qualquer um.

Se a empresa possui verba o suficiente para montar uma equipe interna de marketing, essa pode ser uma ótima opção, pois as demandas podem ser supridas de maneira mais ágil e ela terá os valores da empresa incorporados.

Agência de marketing digital

Uma agência de marketing e comunicação é a opção mais adequada às necessidades da maioria das empresas. A começar, ela já mantém um quadro com diversos profissionais qualificados em suas especialidades e devidamente atualizados com as principais novidades e tendências do mercado.

Contudo, essa não é a única vantagem. Lembra-se de que falamos sobre os custos? Uma agência consegue realizar as mesmas atividades de uma equipe interna por um valor consideravelmente menor, com a vantagem de não haver vínculo empregatício.

Uma agência de marketing e comunicação já possui equipamentos, softwares e ferramentas de análise contratadas, e consegue diluir os custos entre seus outros clientes. Além de tirar o ônus da compra de ferramental, não exige mobilizar espaço físico dentro da empresa.

Em contrapartida, toda e qualquer reunião precisa ser marcada com certa antecedência  e as demandas terão um prazo para serem atendidas.

Mas não pense que isso atrapalhará o desempenho e a realização de suas atividades. Outro ponto extremamente importante é que ela desenvolverá um planejamento completo, com base em dados e pesquisas, o que tornará as ações muito mais efetivas.

Os profissionais de uma agência possuem cursos e certificações essenciais para garantir o conhecimento sobre o marketing digital que, cá entre nós, não é tão simples e muito menos fácil de se executar com qualidade.

Outra vantagem é a possibilidade de flexibilizar o orçamento de marketing de acordo com as necessidades da empresa, o que seria inviável em uma equipe interna de marketing, possibilitando a contratação de serviços pontuais e de curto prazo.

A emissão de relatórios mensais de desempenho é outra vantagem de uma agência. Não que uma equipe interna não possa fazê-la, mas uma empresa especializada trará mais do que dados. Ela poderá apontar tendências, trazer sugestões de novas ações e, certamente, como otimizar custos.

Equipe interna vs agência de marketing digital

Mas afinal, qual dos dois é o melhor para a sua empresa? Essa é uma questão que somente você poderá responder. É preciso avaliar os prós e os contras de cada uma das opções e identificar qual delas se encaixa melhor com suas necessidades.

Entretanto, existem algumas perguntas que podem auxiliá-lo nesse processo. Veja quais são elas!

A proximidade física é importante?

Para certas empresas, a proximidade é algo fundamental. Nesses casos, a criação de uma equipe interna de marketing pode ser a melhor solução. Caso contrário, uma agência pode suprir as demais necessidades com tranquilidade.

Você precisa de experiência?

Além de possuir profissionais especializados em cada função, é muito comum que uma agência já tenha atuado em outras empresas de seu segmento e, portanto, já possua um bom conhecimento sobre o mercado. Já uma equipe interna não terá as mesmas experiências e precisará de um tempo para se adequar e conhecer o mercado com propriedade.

Qual a verba disponível?

Como vimos, contratar uma agência de marketing digital pode ser significativamente mais em conta, pois ela já possui seu ambiente de trabalho, todos os profissionais, equipamentos, softwares e ferramentas necessárias para a execução de uma estratégia completa.

Quanto tempo você tem para se dedicar ao marketing?

Ao montar uma equipe interna, você somará mais uma tarefa ao escopo dos profissionais que já trabalham em sua empresa, além de exigir mais atenção dos gestores sobre essa atividade, podendo ocasionar a perda de foco no core da empresa.

Uma agência já possui todos os processos definidos e, apesar de demandar um certo acompanhamento, livra os gestores da necessidade de monitoramento constante de cada ação executada.

Independentemente de suas necessidades, optar pela contratação de uma agência de marketing digital é sempre uma boa opção, pois ela conta com diversos profissionais capacitados, completa infraestrutura e know-how para trazer os melhores resultados para a sua empresa.

Quer saber mais sobre as vantagens de se contratar uma agência? Entre em contato com nossa equipe e descubra o que podemos fazer por sua empresa!

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