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Por: p2b Comunicação e Marketing em 05/06/2018

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Afinal, o que é SEO e por onde começar uma estratégia?

A seguir, vamos explicar o que é SEO, a importância desse conceito e por que é essencial utilizá-lo em sua estratégia digital. Acompanhe!


Se você deseja atrair mais pessoas para seu negócio, converter e fidelizar mais clientes, precisa começar a aplicar as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) urgentemente. Certamente, você já ouviu falar bastante desta sigla e, por isso, está neste conteúdo buscando mais informações sobre essa ferramenta essencial para o marketing. Acertamos?

Se sim, você está no lugar certo! A seguir, vamos explicar o que é SEO, a importância desse conceito e por que é essencial utilizá-lo em sua estratégia digital. Acompanhe!

O que é SEO?

Traduzindo o significado da sigla para o português, SEO quer dizer Otimização para Mecanismos de Busca. Ampliando a explicação, significa usar técnicas que vão permitir que seu site ou blog fique em melhor posição nos buscadores quando um consumidor pesquisar por assuntos que envolvam sua marca, produto ou serviço.

As técnicas de SEO contribuem para que suas páginas estejam bem posicionadas, independentemente de onde o internauta fizer essa busca — seja no Google, Bing, Yahoo ou outros. Isso é de extrema importância, já que os consumidores buscam, cada vez mais, conhecer e adquirir produtos pela internet.

Como funcionam os mecanismos de busca?

Entender como eles funcionam é algo essencial para acertar na estratégia. Os robôs de busca fazem uma checagem em todas as páginas indexadas na internet. Ele acessa e lê tudo: URL, conteúdo e descrições da página e imagem. Assim, consegue catalogar todo o conteúdo que está à disposição do usuário e classificar quais são os mais relevantes para o termo pesquisado. É como se houvesse uma biblioteca virtual organizada com todos os conteúdos publicados catalogados.

Precisamos considerar que o Google e outras plataformas de busca priorizam sempre a melhor experiência possível para o usuário. Afinal, também é interessante para eles que sejam avaliados positivamente pelos internautas. Conquistando a preferência de pessoas e empresas, otimizam seus acessos, aumentam o tráfego e, consequentemente, potencializam a arrecadação com anúncios.

Os robôs enxergam apenas os conteúdos que estão no código (textos) do site. Logo, imagens, javascript ou algo diferente de texto não poderá ser lido. Para que seja possível otimizar fotos, use sempre o texto alternativo (alt text), com uma descrição completa dos elementos retratados.

Além disso, o Google consegue avaliar semanticamente o conteúdo. Tal capacidade significa que textos mal escritos, prolixos ou que não respondam às dúvidas do cliente não serão bem posicionados — e isso vale tanto para resultados orgânicos, quanto pagos. Vejamos a diferença entre os dois:

Resultado pago

São os anúncios exibidos logo nas primeiras posições da primeira página de busca. Sempre vem descrito que se trata de um anúncio e são administrados por plataformas de otimização de Search Engine Marketing (SEM), como Adwords, por exemplo.

Resultado orgânico

É o resultado que é exibido na Search Engine Result Page (SERP) sem investimentos, organicamente. Os robôs do Google avaliaram como relevantes de fato (não pagos) para quem está fazendo a busca, de acordo com o termo pesquisado.

Como o SEO impacta nas minhas estratégias digitais?

Para ser bem posicionado em uma SERP, é preciso dividir as estratégias de marketing digital em duas frentes de otimização: On Page e Off Page.

On Page

São as estratégias para as páginas do seu site. Visam otimizar o SEO dos conteúdos internos. Podemos citar como ações on page: produção de posts para o blog, montagem das URLs, otimização de imagens, entre outras.

Off Page

É o conjunto de ações que são executadas em endereços fora do seu site. Estratégias que contribuem para aumentar a relevância do seu site a partir de outros sites. Podemos citar como ações off page: estratégias de link building, autoridade do site e local de hospedagem.

Por que aplicar técnicas de SEO no Marketing Digital?

Os dados expressivos da internet para os negócios nos obrigam a tratar o marketing digital com mais importância.

O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) avaliou essa e outras questões na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C). Os dados são referentes a 2017 e foram publicados em fevereiro de 2018. A pesquisa revelou que 63,3% das casas brasileiras têm acesso à internet. Isso significa que a maioria dos consumidores está na web.

Outro sinal importante é o crescimento constante do e-commerce no Brasil. Neste ano, até agora, houve um crescimento de 12,5%, conforme pesquisa. Se mesmo em meio a uma recessão econômica e custos crescentes com entregas, o mercado de vendas pela internet mantém uma taxa de crescimento significativa, podemos concluir que o perfil do consumidor brasileiro já sofreu profundas mudanças.

O crescimento constante do interesse por compras via internet é um fato que nos permite concluir que a presença online de uma empresa é fundamental para que ela cresça e se sustente diante desse cenário já consolidado.

Por isso, se preocupar com a representatividade do seu negócio na internet é essencial. É preciso que seus potenciais clientes encontrem sua marca e seus produtos na internet, antes que os achem na concorrência. E é nisso que o SEO contribui para seu negócio.

Como otimizar o SEO?

Separamos algumas dicas de como otimizar o SEO e melhorar significativamente o posicionamento do seu site nas SERPs. Veja a seguir.

Faça um cronograma de palavras-chave

Use ferramentas — como o planejador de palavras-chave do Google Adwords ou Google Trends — para encontrar palavras-chave que são relevantes de fato. Priorize os assuntos mais buscados e produza conteúdos com frequência a partir de um cronograma.

Faça conteúdos relevantes

Os robôs de busca fazem uma avaliação semântica do conteúdo. Então, não basta estar apenas estruturado. O leitor precisa ter suas dúvidas respondidas naquele conteúdo. Evite conteúdos demasiadamente longos.

Faça link building

Faça com que outros sites mencionem o seu conteúdo com links de direcionamento. O SEO é bastante valorizado nesses casos. É como se o Google estivesse entendendo que outra pessoa já o avaliou como relevante.

Crie um design responsivo

De acordo com a pesquisa do IBGE, de 2017, 94,6% dos internautas usam o celular para navegar. Quando o usuário está nesse dispositivo, os robôs de busca conseguem fazer essa identificação e priorizam sites com característica responsiva, ou seja, podem ser vistos e navegados de qualquer dispositivo, móvel ou não.

Crie URLs amigáveis

URLs são os links das páginas — que são considerados significativamente. Use o mínimo de palavras possível além da palavra-chave. Utilize, ainda, hifens separando uma palavra da outra.

Otimize o carregamento

O tempo que o seu site demora para carregar também é considerado pelo Google ou outros mecanismos de busca. Portanto, otimize imagens e avalie as condições dos servidores com periodicidade. Sites pesados não são bem posicionados.

Como pudemos observar, é de extrema importância que o SEO do seu site seja otimizado. As estratégias que citamos são apenas exemplos dentre tantas outras que são capazes de transformar o seu ranqueamento.

Uma delas é uma completa estratégia de Inbound Marketing, que consiste em organizar as palavras-chave mais relevantes, os conteúdos e as publicações, além da divulgação orgânica do material. O Inbound é uma ferramenta essencial para atrair mais leitores e converter significativamente mais.

Agora que você já sabe o que é SEO e como começar as suas otimizações, que tal conhecer mais sobre as soluções do Inbound Marketing? Fale com a gente. Vamos juntos elaborar a melhor estratégia customizada para seu negócio!

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