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Por: p2b Comunicação e Marketing em 18/06/2018

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Saiba quais são os tipos de agência que combinam com a sua empresa

Sem uma forte estratégia de comunicação e marketing, as chances de sucesso diminuem de forma considerável. Confira uma lista com alguns tipos de agência e suas particularidades e compreenda o quanto cada uma pode auxiliar na sua estratégia. Confira!


Você sabe quais tipos de agência combinam com a sua empresa? O mercado de comunicação e marketing sempre foi muito importante para qualquer organização. No entanto, somente nos últimos anos, principalmente por conta da ascensão do marketing digital, as companhias começaram a investir efetivamente nessa área.

Hoje, sem uma forte estratégia de comunicação e marketing, as chances de sucesso diminuem de forma considerável.

Como nem sempre é possível montar um time próprio, pois isso requer muitos recursos e uma estrutura robusta, uma ótima opção é terceirizar o serviço, por meio da contratação de uma agência. A grande questão que provavelmente surgirá é: qual tipo você deve contratar?

Neste texto, vamos mostrar uma lista com alguns tipos de agência e suas particularidades. Assim, você pode compreender o quanto cada uma pode auxiliar na sua estratégia. Confira!

Agência de marketing

A agência de marketing abrange as várias disciplinas relacionadas a esse tema. Esse tipo de agência, portanto, costuma oferecer diversos serviços tanto de Inbound como de Outbound Marketing, entre eles, marketing de conteúdo, otimização de SEO (Search Engine Optimization), campanhas de e-mail marketing, produção de vídeos para o YouTube, criação de anúncios para mídias tradicionais e também digitais, como Google Adwords e Facebook Ads.

Com o crescimento das ações de marketing digital, esse tipo de empresa vem atuando bastante nos meios on-line, mas também realiza muitas coisas no mundo off-line. Ou seja, além do trabalho em redes sociais, sites e blogs, essas agências também criam estratégias e materiais para impressão, rádio, televisão, revistas, jornais, etc.

No cenário digital, como não poderia deixar de ser, o trabalho vem sendo feito com bastante intensidade no contexto do Inbound Marketing, que é uma metodologia que busca atrair potenciais clientes de forma natural e espontânea.

O objetivo é criar e publicar conteúdos de relevância para um determinado público. Depois que a relação for estabelecida, a ideia é que essas pessoas se transformem em clientes. Para tanto, são utilizadas estratégias como o funil de vendas.

Agência tech ou digital

A agência tech ou digital presta serviços única e exclusivamente no cenário digital, ou seja, são empresas que carregam a tecnologia em seu DNA. Muitos serviços oferecidos pela agência de marketing também são ofertados nas digitais, mas essas últimas não oferecem estratégias off-line.

O foco do trabalho, portanto, é na criação de blogs, sites e e-commerces, no desenvolvimento de aplicativos, na gestão e no monitoramento das redes sociais, nas campanhas de e-mail marketing, na criação de newsletter, entre outros.

Geralmente, os profissionais dessa agência têm competências em web design e tecnologia. São capazes, portanto, de entregar soluções mais técnicas e outras mais focadas em algumas questões, como usabilidade e experiência do usuário.

Por meio do mapeamento do comportamento dos consumidores, essas empresas traçam estratégias bem segmentadas, totalmente focadas nas necessidades e desejos do público-alvo no meio digital.

Agência de design

Na agência de design, o foco dos serviços oferecidos é totalmente visual. Quem contrata esse tipo de agência, em geral, busca trabalhos mais pontuais, como o desenvolvimento do design do site, do blog e de lojas virtuais, a criação de e-books, infográficos e newsletters, além de peças off-line para impressão, entre outros materiais.

Nesse contexto, a criação de materiais gráficos e para a web contempla a identidade institucional visual. A intenção é que as marcas ganhem mais visibilidade e autoridade e, assim, ganhem força para atrair novos clientes e conquistar mais resultados.

Agência de marketing esportivo

A agência de marketing esportivo, como o próprio nome sugere, tem o esporte como a sua principal frente de trabalho. Sendo assim, ela pode trabalhar em algumas áreas, como assessoria de imprensa, branding e redes sociais. A intenção é prestar serviços que auxiliem as estratégias de clubes, atletas e ex-atletas e outras pessoas ligadas a esse universo.

Essas agências também podem criar campanhas de vários tipos, como as de sócio-torcedor ou as educativas para a ida a estádios. Além disso, também é muito comum que esses tipos de agência promovam eventos relacionados ao segmento.

Em ano de Copa do Mundo, por exemplo, é natural ver esse mercado se expandir e, por isso, novas empresas especializadas são abertas.

Agência full service ou 360º

A agência full service, também conhecida como agência 360º, realiza um trabalho de comunicação e marketing bem integrado. Ela conta com profissionais de diversas especialidades, como jornalismo, publicidade, marketing, relações públicas e tecnologia, que estão preparados para rodar campanhas off-line e on-line, do planejamento ao pós-vendas.

Esse tipo de agência é ideal para empresas que querem concentrar todos os seus serviços de comunicação e marketing em um único lugar. Quando um cliente contrata uma agência full service, as decisões costumam ser mais estratégicas, justamente por contarem com profissionais com visões diferenciadas, que possibilitam mais riqueza de ideias aos processos da companhia.

Mais um benefício de contratar esse tipo de agência é a maior possibilidade de fidelização dos clientes. Uma vez que haverá um mesmo discurso e uma única identidade visual nos diversos meios on e off-line, as pessoas passarão a enxergar a empresa com mais segurança e confiança.

Um cliente satisfeito tende a voltar a comprar na empresa e ainda faz propaganda gratuita junto aos amigos e à família. E aí, o que achou dessas ideias sobre os tipos de agência? Para não ter dúvidas, é importante optar por uma agência que combine com o perfil da sua empresa. Clientes de pequenas e médias organizações tendem a se sentir mais confortáveis centralizando todos os seus serviços em uma única agência.

Por outro lado, grandes empresas costumam demandar serviços mais pontuais e robustos e, por isso, surge a necessidade de contratar uma agência especializada.

Independentemente da sua escolha, lembre-se de que uma agência está bem preparada para entregar serviços que podem ser essenciais para a sua organização chegar ao próximo nível.

Se você tem alguma dúvida em relação a qual empresa deve contratar, sempre leve em conta a sua necessidade ou o principal problema que deve resolver. Se você quer crescer e expandir a sua marca no mercado, uma agência full seria a sua melhor escolha. Caso precise melhorar o design do seu site, no entanto, uma agência de design pode ser a melhor opção.

E então, você considera que é o momento de contar com a ajuda de uma agência? Já sabe quais tipos de agência combinam com a sua empresa? Se sim, entre em contato conosco. Temos uma solução ideal para a sua demanda!

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