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Por: p2b Comunicação e Marketing em 05/07/2018

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Como uma agência ajuda a agregar valor ao seu produto ou serviço?

Entenda a importância do posicionamento de marca para sua empresa competir no mercado e saiba o que uma agência de marketing pode fazer para ajudar a agregar valor ao seu produto!


Em qualquer segmento do mercado, é possível ver empresas que prosperam e outras que estão estagnadas. Algumas criam marcas que são referências, enquanto outras têm dificuldade de atrair clientes. Quase sempre o segredo das primeiras está no marketing.

Uma agência especializada em ações de marketing e comunicação pode agregar valor ao produto ou serviço da sua empresa e fazer seus clientes enxergarem com mais clareza os benefícios do que você tem a vender.

Neste artigo, vamos explicar como uma agência vai valorizar a marca e produtos da sua empresa e ajudá-la a crescer. Confira!

Fornece informação de qualidade

Toda agência de marketing funciona também como uma agência de inteligência: ela apura e investiga o mercado e coleta informações. Mas inteligência de mercado não envolve qualquer informação — apenas informação acionável, ou seja, capaz de orientar decisões.

Uma agência vai estudar o mercado, seus clientes, as ações da concorrência e identificar oportunidades e linhas de ação. Por exemplo: a agência pode descobrir que muitos clientes da concorrência moram em um determinado bairro ou região no qual aquele serviço não está disponível.

Em vez de enfrentar a concorrência onde ela é mais forte, sua empresa pode decidir abrir uma filial nesse bairro, capturando esses clientes e, quem sabe, seus vizinhos. Agências também podem ajudar no benchmarking, ou seja, no reconhecimento de certos identificadores, como preço ou características de um produto, que podem nortear decisões da sua empresa.

O processo pode descobrir, por exemplo, que os consumidores compram um determinado produto mais por causa da conveniência e do acesso que propriamente pela qualidade. Isso pode ajudar sua empresa a agregar valor ao produto ao identificar o que os clientes precisam.

Melhora o atendimento

Ao levantar informações sobre os clientes e seu comportamento, uma boa agência de marketing ajuda sua empresa a melhorar o atendimento. Para atender bem, é fundamental entender o que os clientes querem.

Pode ser que seus clientes estejam dispostos a pagar um valor maior, desde que o serviço esteja disponível fora do horário do comercial, por exemplo. Ou que o produto seja entregue com rapidez em casa. Ou ainda, que seja mais fresquinho, mais quente ou mais saboroso do que o da concorrência.

Até um pequeno brinde ou atendimento mais cordial pode agregar valor ao produto. Uma agência de marketing pode orientar sua empresa a caprichar no atendimento e encantar os clientes.

Posiciona a marca da sua empresa onde ela precisa

É cada vez mais comum em marketing o entendimento de que nenhum cliente compra, propriamente, um produto. O que a gente compra são duas coisas: o benefício que ele proporciona e a marca.

Você certamente já sabe que a gente não compra uma escova de dentes, por exemplo, mas sim o benefício do sorriso e saúde que ela oferece. E também compramos marcas: os comerciais não nos oferecem produtos. De forma geral, vendem segurança, saúde, conforto, alegria, momentos de felicidade com a família etc.

Uma agência de marketing vai ajudar sua empresa nas duas frentes. Ela vai identificar como sua empresa pode passar a vender um benefício ou vantagem (em vez de um produto ou serviço), e como agregar valor ao produto relacionando isso com uma marca. Sua empresa vai ganhar, encantar e fidelizar clientes quando construir e posicionar uma boa marca.

Importante lembrar: a agência também ajuda a convencer os tomadores de decisão da empresa da necessidade de pensar e investir na marca e no seu posicionamento para fazer a empresa crescer.

Leva sua marca para onde os clientes estão

As pessoas passam cada vez mais tempo na internet, principalmente quando não estão no computador, porém olhando a tela do smartphone durante o trajeto para o trabalho, na fila do médico, na sala de espera etc. A internet é a nova televisão e as empresas mais competitivas estão explorando esse fundamental espaço.

Por isso, a presença digital é questão muito séria. Neste ano, a tradicional varejista americana Toys”R”Us, símbolo mundialmente reconhecido quando o assunto é loja de brinquedos, anunciou que vai fechar todas as suas lojas. Após 70 anos de existência, ela não aguentou a concorrência com empresas mais ágeis, como Amazon e Target.

A Toys”R”Us faliu, mas não porque as crianças estão comprando menos brinquedos. Ela faliu por deixar de aproveitar várias oportunidades — e uma delas seria a de oferecer conveniência aos clientes por meio de um bom sistema de vendas online. As famílias continuam comprando brinquedos, mas estão preferindo a rapidez e a conveniência da Amazon.

Uma agência de marketing pode identificar preventivamente mudanças no mercado como essas e garantir que sua marca estará onde os clientes estão.

Ajuda a agregar valor ao produto por meio da presença online

Nem só de vendas online vive a presença digital. Ela também significa que sua marca está na internet oferecendo boa informação e conteúdo aos potenciais clientes. O inbound marketing é, na verdade, uma ação já bem tradicional, que existe ao menos desde as receitas e dicas impressas nas embalagens de produtos.

Trata-se daquele tipo de marketing no qual o cliente é que vai em direção à empresa, e não ao contrário. Produzindo conteúdo relevante em blogs, vídeos ou e-books, sua marca estará agregada à informação útil e de qualidade. A gigante Friboi, por exemplo, criou a Academia da Carne. O objetivo primário do conceito não é vender o produto, mas mostrar ao cliente o que pode ser feito com o produto.

O famoso guia turístico da Michelin é outro exemplo. Ele foi concebido para fornecer as melhores dicas de restaurantes e viagens pela Europa, e funciona como uma espécie de conteúdo patrocinado pela fabricante de pneus.

Uma agência de marketing pode ajudar sua empresa a agregar valor ao produto por meio da criação e desenvolvimento da presença digital da marca. Ela vai identificar a melhor e mais relevante forma de produzir conteúdo para os seus clientes.

Talvez seu produto seja complexo de usar e combine com vídeos explicativos. Ou pode ser que a empresa esteja na área jurídica ou de saúde e queira firmar sua autoridade com um blog de orientações. De qualquer forma, a agência vai saber como agregar valor ao produto por meio da presença digital.

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