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Por: p2b Comunicação e Marketing em 12/07/2018

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6 ações simples que promovem a otimização de pontos vitais do site

A otimização do site refere-se à criação de uma experiência única e especial para os usuários. Trata-se de um assunto indispensável para o crescimento de marcas na internet.


Você entrega a melhor experiência para o cliente virtual? Comprometer-se com isso é essencial — e a otimização do site levará ao sucesso das estratégias de inbound marketing, com a geração de leads, atração de potenciais consumidores, educação da audiência e outras questões essenciais para que o negócio seja bem-sucedido.

Trata-se de criar uma experiência única para a persona. O objetivo é fazer com que ela leia suas publicações e tome algumas atitudes que você espera, como registrar-se em sua lista de e-mail marketing ou efetuar a compra de um produto.

Neste artigo, mostraremos 6 ações simples que podem ser aplicadas agora mesmo para a otimização do site. Elas são imprescindíveis para melhorar seu ranqueamento no Google e aumentar a taxa de conversão. Continue a leitura e confira!

1. Crie um bom layout

Criar uma identidade visual bonita faz toda a diferença. Isso vale para desde o momento em que você cria sua logomarca até a forma com a qual desenvolve e publica um post. Assim, o usuário perceberá que você domina o assunto e, como consequência, se identificará e reconhecerá sua autoridade.

Nesse contexto, tome sempre o cuidado de ser simples, prático e eficiente. Cores que têm a ver com o negócio e conversam bem como o público-alvo, por exemplo, são indispensáveis. Da mesma forma, CTAs que gerem alguma vantagem ou recompensas atrativas serão um diferencial em sua estratégia.

2. Aprimore o conteúdo do site

Como já sabemos, o marketing de conteúdo é imprescindível para engajar o usuário. Portanto, se você realmente quer chamar a atenção do público, crie e publique um conteúdo que seja útil para as pessoas. Elas precisam de posts memoráveis para tomarem suas decisões.

O profissional de marketing inteligente tem, nesse contexto, a missão de criar uma experiência de conteúdo relevante para os visitantes de suas páginas. Quando isso acontece, tais usuários podem se engajar com suas publicações de forma voluntária.

Produza diversos tipos de conteúdos sobre os mais variados assuntos relacionados a seus produtos e serviços. Além disso, não se esqueça de colocar as palavras-chave no primeiro parágrafo e na conclusão do texto.

A partir do momento em que se tem um site otimizado, a marca acaba subindo posições no ranking do Google, o que garante uma maior presença online e mais autoridade.

3. Aplique as técnicas mais modernas de SEO

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é essencial para que uma página apareça nas primeiras posições do Google. Dessa forma, é primordial que você trabalhe muito além das palavras-chave. O SEO está cada vez mais moderno e os robôs do Google, cada dia mais inteligentes.

Saiba que um bom trabalho de SEO considera itens como:

  • título;
  • tópicos e subtópicos para dar um respiro ao leitor;
  • meta-descrição;
  • otimização de imagens;
  • otimização de URLs;
  • redirecionamento de URLs;
  • links internos.

É muito provável que você tenha percebido que todos esses pontos têm algo em comum: priorizam a experiência do usuário. Essa, aliás, é uma preocupação cada vez maior dos mecanismos de busca. Caso queira ter uma grande audiência, é preciso sempre pensar na experiência que o visitante de sua página está tendo.

4. Melhore a velocidade do site

Qual sentimento você tem quando visita um site que demora a carregar? Ainda que a página contenha uma informação que esteja procurando, é muito provável que a primeira impressão seja negativa.

Com tantas possibilidades que a internet proporciona, ninguém quer esperar muito tempo pelo carregamento de um site. Se isso acontece, é bem provável que a pessoa procure um concorrente. Por isso, certifique-se de que sua página está carregando em 2 segundos ou menos.

Domínios que carregam entre 1 e 2 segundos convertem muito melhor do que aqueles que levam 4 ou 5 segundos. Se sua página é lenta, você pode deixar de vender. Por outro lado, quando ela carrega rapidamente, é possível perceber um efetivo aperfeiçoamento no engajamento do visitante.

Para fugir da lentidão do seu site, busque fazer testes e conte com uma empresa de hospedagem de qualidade, que gerencia os serviços de otimização de desempenho.

5. Utilize o Google Adwords

Os anúncios no Google AdWords são indicados para atrair prospects no curto prazo. Por ser uma mídia paga, muita gente acha que se trata de algo inacessível para empresas menores — mas a realidade não é essa.

Você não precisará gastar um caminhão de dinheiro para rodar uma campanha no Google Ads. O essencial é investir de forma contínua e inteligente, principalmente se estiver começando sua estratégia de marketing digital.

Mas tome cuidado, há regras. Nem tudo pode ser divulgado no Google.

6. Explore o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para coletar todas as informações de tráfego do seu site. É possível ter excelentes insights em relação ao comportamento do usuário.

Você descobrirá quantas pessoas passaram pela página, de qual dispositivo estão acessando o conteúdo, se por meio de notebook ou smartphone, por exemplo, quanto tempo permaneceram em cada seção etc. Com todos esses dados em mãos, você consegue trabalhar a otimização do site de forma muito mais efetiva.

Com essa visão, é possível criar conteúdos mais alinhados com as motivações de sua audiência e atingir os leitores de forma muito mais efetiva. O Google Analytics, enfim, é uma ferramenta perfeita para ajustar estratégias, ter boas ideias e levar a empresa para o próximo nível.

E então? O que achou de nossas dicas para a otimização do site? Seguindo todas essas ideias, com certeza você terá uma audiência muito mais engajada e inúmeras vantagens, como maior presença online e autoridade. Consequentemente, as vendas aumentarão e o negócio crescerá de forma contínua e sustentável.

Mas é claro que esse tipo de trabalho exige muitos conhecimentos e habilidades. Por isso, pode ser que você precise contratar uma agência especializada, capaz de contribuir para que os resultados apareçam com mais rapidez, eficiência e assertividade durante a otimização do site.

Por fim, esperamos que você coloque nossas sugestões em prática. Mas, antes disso, deixaremos um bônus: nosso e-book para a geração de leads com o Google AdWords. Baixe-o de forma gratuita e consulte-o sempre que quiser aumentar sua base de contatos ou ter alguma inspiração!

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