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Por: p2b Comunicação e Marketing em 17/07/2018

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Veja o que é LEAD e por que nem todo assinante é um potencial cliente

Você sabe o que é lead? Conheça um pouco sobre esse conceito que pode ajudar a impulsionar os resultados dos seus esforços em marketing.


Por mais que as empresas estejam cada vez mais atentas às mudanças no mercado, muitas ainda se deparam com processos desorganizados e clientes insatisfeitos. Por isso, entender bem o que é lead pode fazer uma grande diferença.

Uma qualificação de leads eficiente pode trazer melhores resultados em marketing e vendas, além de melhorar a qualidade da prospecção e formar divulgadores de sua marca.

E você, tem dúvidas sobre como identificar um lead? Então, continue a leitura!

O que é lead?

Em linhas gerais, o lead é uma pessoa que tem interesse na solução que seu negócio oferece. Vem da ação espontânea de inserir dados em troca de materiais ricos ou serviços gratuitos, além da vontade de saber mais sobre seu produto. Nesse momento, a persona começa a avançar na jornada, passando a se tornar um potencial cliente.

Aqui, a CTA é importante, fazendo com que visitantes se tornem assinantes e, posteriormente, leads. Assim, seu time consegue introduzir o potencial cliente em um fluxo de nutrição, voltado a apresentar conteúdos de qualidade para avançar o lead na jornada e facilitar o fluxo de cadência, isto é, uma série de contatos regulares e programados.

Os leads costumam facilitar a CRO (otimização da taxa de conversão) para cada etapa da jornada, oferecendo uma margem interessante de dados para análise. Além disso, há um encurtamento do ciclo de vendas e um engajamento maior.

Qual a diferença entre um assinante e um lead?

Se você costuma acessar blogs e portais de conteúdo com razoável frequência, certamente já se deparou com uma landing page. Trata-se de uma página de conversão repleta de espaços para preencher com seus dados e oferecer algo em troca, geralmente um material rico ou um serviço gratuito.

No momento em que você preenche, deixa de ser um visitante e passa a ser um assinante. O lead é um assinante, inicialmente, mas segue demonstrando curiosidade ou interesse em conhecer como sua solução pode resolver o problema que ele enfrenta. Ou seja, a compra do seu produto passa a ser uma alternativa útil.

A relação de um lead com a empresa costuma ser mais forte que a de um cliente gerado por meio de cold mail, graças à nutrição e ao conteúdo com valor educativo. Assim, o contato com os clientes será mais longo, fazendo dele divulgador da sua marca.

Como qualificar um lead?

Ter uma presença digital é estar presente na web para qualquer pessoa que tenha acesso à internet, expondo sua marca para pessoas que têm todo tipo de necessidade relacionada ao seu produto. Por isso, é muito importante qualificar os leads.

Trata-se de conferir se o lead se encaixa no perfil da empresa e ver qual o seu nível de engajamento e interesse. Assim, é possível garantir que se tenha como cliente apenas aqueles cujo problema sua empresa pode resolver, prevenindo consumidores insatisfeitos e preservando a reputação da sua marca.

Os leads são divididos em MQL e SQL. MQLs são “leads qualificados pelo time de marketing”, tendo como base o perfil de compra e o alinhamento às características chave da persona. Já SQLs, são “leads qualificados pelo time de vendas”, nutridos, instruídos e engajados.

Como você pode ver, saber o que é lead pode melhorar consideravelmente o trabalho da sua equipe de marketing e, ainda, ter impacto na prospecção dos clientes e na reputação da sua marca. Não se esqueça de que as definições de lead devem ser compartilhadas entre os times de marketing e vendas, para evitar ruídos de comunicação.

Quer saber mais detalhes sobre como os leads se comportam no processo de vendas? Então, leia nosso artigo sobre como estabelecer o melhor fluxo de nutrição!

 

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