Autor

Por: p2b Comunicação e Marketing em 23/07/2018

E-mail Facebook Twitter Linkedin Google +

3 erros que te distanciam dos bons resultados com o Inbound Marketing

Tem dificuldade para conseguir clientes? Será que você comete alguns dos erros cruciais do inbound marketing? Confira.


A entrada de novos empreendimentos no mercado faz com que os consumidores fiquem cada vez mais exigentes, e empresas que não renovam a forma de fazer marketing podem acabar ficando para trás. Nesse contexto, o inbound marketing é uma excelente aposta para se manter à frente da concorrência.

Investir em inbound é direcionar sua marca para um crescimento orgânico com poder de alcançar um público numeroso. Mas será que você sabe quais são os erros cruciais que você não pode cometer na sua estratégia? Continue a leitura e descubra!

1. Elaborar o cronograma sem o devido cuidado

Um dos principais erros na execução de uma estratégia de marketing é não dar o devido tempo para a produção das tarefas, o que resulta em materiais mal produzidos. Por isso, procure definir o período de cada tarefa antes de determinar o prazo final, garantindo que a duração de cada atividade será respeitada.

Cronogramas bem elaborados, além de garantir que não haverá sobreposição de tarefas, permitem uma melhor administração da campanha. Assim, sua equipe investe apenas no que realmente dá resultado, prevenindo gaps no processo.

Se a sua estratégia for elaborada por uma empresa especializada, procure participar da criação do cronograma, fazendo uma projeção de resultados alcançáveis com base nas médias do mercado e no histórico de desempenho da agência contratada.

2. Sobrecarregar membros da equipe

Um dos cuidados que a gestão de marketing deve tomar é o de não sobrecarregar os funcionários. O excesso de tarefas pode deixar o ambiente interno mais pesado, o que resulta em ações pouco produtivas e times com alta rotatividade de membros.

Esse cuidado não deve ser só com a equipe: o gestor também deve ficar atento para não delegar muitas funções para si mesmo. Além disso, o responsável deve dimensionar a demanda por profissionais, de acordo com as necessidades do negócio. A estratégia terá produção de conteúdo? Se sim, serão contratados redatores, ou o conteúdo será terceirizado?

Se a campanha for criada por uma agência, é importante definir o perfil da empresa contratada. Cases, materiais e qualidade são fatores significativos na hora de analisar quais são as melhores alternativas.

3. Não definir uma persona

Investir em uma estratégia de inbound implica agregar valor para o público certo. Por isso, é essencial criar uma persona, isto é, um personagem (baseado em dados reais e fruto de várias pesquisas) que exemplifica o tipo de consumidor para o qual a pesquisa se destinará.

Isso traz uma noção precisa de como resolver o problema dos clientes, já que a persona revela detalhes sobre hábitos, dificuldades e motivações. A persona, em termos conceituais, é diferente do público-alvo, já que ela tem características bem definidas, como idade (em vez de faixa etária), detalhes sobre a vida pessoal etc.

Como você pode ver, é possível cometer diversos erros em uma estratégia de inbound marketing. Evitá-los certamente vai melhorar a performance da sua campanha, podendo impactar positivamente a visibilidade e o engajamento da sua marca, além de influenciar nas vendas e no faturamento.

Lembre-se que o inbound é dimensionado pensando em longo prazo, e os resultados não acontecem do dia para a noite. Por isso, desconfie de quem promete crescimento imediato ou em um tempo muito curto.

E aí, quer saber mais sobre como criar uma campanha bem-sucedida de inbound marketing e alcançar mais clientes? Então assine nossa newsletter e fique ainda mais por dentro do assunto!

LEIA TAMBÉM

Afinal, o que é SEO e por onde começar uma estratégia?

Por: p2b Comunicação e Marketing em 05/06/2018

Quais são as diferenças entre Inbound e Outbound marketing?

Por: p2b Comunicação e Marketing em 24/05/2018

Descubra de vez o que é uma persona e para que serve

Por: p2b Comunicação e Marketing em 10/05/2018

Inovação de marketing: quais são as tendências para 2018?

Por: p2b Comunicação e Marketing em 18/01/2018

O que é Inbound Marketing e quais resultados ele pode trazer para minha empresa?

Por: p2b Comunicação e Marketing em 05/01/2018