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Por: p2b Comunicação e Marketing em 03/08/2018

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6 estratégias de marketing digital para tornar as PMEs mais competitivas

Entenda como o marketing digital pode ser um grande aliado das pequenas e médias Empresas!


A internet e a tecnologia vêm transformando a vida das pessoas há um certo tempo. Quando olhamos para as vendas, não é difícil de notar que essa combinação mudou a forma com que o consumidor pensa, facilitando a sua decisão de compra. Por isso, apostar em estratégias de marketing digital virou algo indispensável para o segmento de Pequenas e Médias Empresas (PME).

Aliás, é muito comum que as PMEs apostem em soluções digitais para alcançar nichos de mercado cada vez mais específicos, sendo possível, inclusive, utilizar a análise de dados para entender melhor as necessidades de seus clientes. Isso pode parecer apenas “perfumaria”, mas contribui no processo de conquistar cada vez mais o mercado e sair na frente da concorrência.

Para ajudá-lo nesse desafio, preparamos uma lista com 6 estratégias de marketing digital que toda empresa deve usar para se tornar mais competitiva no mercado. Confira!

1. SEO e SEO local

Entre as estratégias de marketing digital mais eficientes, não poderíamos deixar de citar o uso das técnicas de SEO – Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca em português.

Quando se trata do mundo digital, você sabe que, para conquistar novos clientes, é fundamental que o posicionamento do seu site/blog no Google seja relevante. Sendo assim, investir em estratégias de otimização contribui para alcançar bons resultados nas buscas orgânicas.

Aplicar boas práticas de SEO ajuda qualquer buscador a encontrar o seu site por meio de palavras-chave interessantes e pertinentes, especialmente quando complementadas pelo SEO local — ferramenta que informa ao usuário onde está a solução mais próxima para o problema que ele digitou.

Por exemplo: se você possui um restaurante na Vila Madalena, é pertinente trabalhar a palavra-chave “restaurante na vila madalena” em seus posts, o que vai aproximar o seu negócio das pessoas que procuram um lugar para comer nessa região. Obviamente, esse é apenas um exemplo simples, o SEO local possui diversas técnicas eficientes que ajudarão a atrair os clientes certos.

2. Marketing de Conteúdo

O fato é que o consumidor nunca esteve tão empoderado para resolver as suas dores e os seus problemas, conseguindo encontrar soluções de maneira independente, com rapidez e eficiência.

Sendo assim, em vez de fazer longas buscas no mundo real, o cliente potencial faz as suas pesquisas por meio da internet. Por isso, é preciso que as PMEs invistam em conteúdos que ajudem os seus consumidores a encontrarem respostas para suas dúvidas, até chegar ao ponto em que eles vão entender que precisam da sua solução.

A melhor maneira de realizar isso é por meio do marketing de conteúdo, desenvolvendo materiais informativos e educativos que atendam todas as etapas da sua jornada de compra. Nesse sentido, destacamos que a estratégia por long tails é a melhor opção.

Long tails, ou então, palavras-chave de cauda longa são uma técnica que visa trazer mais eficiência, focando em termos que ajudam a especificar melhor os resultados de pesquisa e atingir o público certo.

Se eu tenho uma empresa que oferece consultoria para pet shops, é mais interessante adicionar a expressão “marketing para pet shop” que apenas a palavra “marketing”, por exemplo. Por isso, não se esqueça de usar termos específicos nas suas estratégias de marketing de conteúdo para atrair potenciais consumidores.

3. Planejamento de redes sociais

Sabemos que em toda essa transformação digital, as redes sociais assumiram um papel importante, visto que a maioria das pessoas faz uso desses meios. Portanto, é imprescindível que a sua empresa marque presença nesses canais também.

Porém, não se trata apenas de estar presente, mas sim, de planejar como realizar as ações digitais, entendendo quais conteúdos são mais adequados e atrativos para o seu público-alvo. Então preze pelo planejamento das ações, principalmente na utilização de um recurso muito poderoso: a segmentação.

Estamos falando do ato de selecionar o perfil do público que quer atingir, principalmente nas campanhas pagas, algo que ajudará a trazer o máximo de clientes possível com um custo excelente.

4. Links patrocinados

Falamos anteriormente da importância do SEO para que a sua empresa cresça organicamente na web. Além disso, é preciso ganhar tempo e buscar ferramentas para acelerar esse crescimento.

Uma delas é a utilização dos links patrocinados, as propagandas pagas do Google, que trazem bons resultados para a sua empresa por meio de campanhas patrocinadas e bem segmentadas.

De maneira indireta, isso também ajudará no crescimento orgânico, visto que, quanto mais acessos e conversões o site possui, maior será a sua reputação, contribuindo para os seus resultados na busca.

5. Uso do e-mail marketing e fluxos de nutrição

Se o e-mail ainda é considerado um dos principais canais de comunicação da internet, então por que não criar estratégias com essa ferramenta também? Ressaltamos aqui a importância de contar com um planejamento relacionado ao e-mail marketing.

Defina muito bem o conteúdo que quer enviar para o cliente, bem como a periodicidade, além de testar estratégias relacionadas ao envio em diferentes dias e horários da semana. Fique atento às taxas de abertura e cliques de e-mail e lembre-se de escolher um assunto e título atrativos, pois é o primeiro passo para chamar a atenção dos leitores.

Aproveite para criar estratégias relacionadas à nutrição de leads pelo e-mail, já que essa é a melhor forma de ajudá-los a caminhar na jornada de compra e torná-los, de fato, clientes.

6. Remarketing

Por fim, trazemos aqui o remarketing, que é uma ferramenta viabilizada pelo próprio Google para identificar quais são os usuários que visitaram o seu site, mas não viraram clientes. Dessa forma, se essa mesma pessoa acessar algum site parceiro da rede, poderá receber propagandas e anúncios da sua empresa de forma suave.

As vantagens de optar por essa estratégia são imensas, visto que, com um custo baixo, é possível criar um cenário em que há maior probabilidade de conversão, bem como personalizar a abordagem que quer ter com aquele potencial cliente.

Sem dúvida alguma, utilizar essas estratégias de marketing digital é um passo importante para que qualquer PME se torne mais competitiva no seu mercado de atuação. Então não perca tempo e comece agora mesmo!

Quer se aprofundar um pouco mais nesse assunto? Entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas em marketing digital!

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